GUARDA CORPO ESCULTURAL EM MOVIMENTO
Residência Silvia Celeste
Nossos clientes se incomodavam demais com o desenho do guarda corpo desta escada. Ele era formado por uma parede reta, simples e estática.
Reformar a escada recém-construída, pronta e acabada, somente valeria a pena se, de fato, fôssemos propor algo cujo resultado fosse bastante distinto. Desta forma, nossa ideia foi sair da composição estática e trazer ao conjunto movimento e dinamismo.
Criamos um jogo volumétrico ascendente de cheios e vazios na estante branca que também funciona como guarda corpo da escada. A estante pode ser acessada por diferentes níveis durante o percurso entre subir e descer. Para a base do conjunto, modificamos o primeiro nível do degrau, transformando-o em um largo patamar onde podemos até sentar. Na mesma composição volumétrica desta marcenaria, uma porta faz o acesso a área técnica de automação que fica embaixo do patamar da escada.
Além de funcional, o conjunto tem um resultado de escultura em movimento ascendente, de forte influência do construtivismo russo. Graças a incidência de luz, efeitos dinâmicos entre cheios, vazios, claro e escuro assumem uma função plástica.