IMÓVEL COMERCIAL AMERICANOS

 

Este imóvel havia sido ocupado por muitos anos por um inquilino comercial (gráfica) que havia falido. Sendo assim, estava em uma condição realmente ruim: desde a infra-estrutura, conservação e até mesmo problemas de iluminação e ventilação (resultantes de uma série de reformas não planejadas). O lote não é tão grande mas, estava totalmente ocupado. A idéia era manter a área comercial mas, oferecer maior qualidade para o futuro inquilino.

 

O principal era buscar soluções que trouxessem maior iluminação aos ambientes. Sendo assim, alguns caixilhos de vidro maiores foram colocados, iluminação zenital de cobertura de vidro em alguns pontos, demolição de paredes divisórias e integração dos espaços, buscando uma planta que tivesse uma proposta racional para um programa de espaços comerciais.

 

A escada de madeira maciça, original da primeira construção da casa (que no passado possivelmente foi residencial)  foi totalmente restaurada e ela trouxe um diferencial acolhedor para o espaço. O segundo piso era coberto por um estuque muito frágil. Então, o estuque foi todo retirado, e um forro de madeira aplicado diretamente sobre as telhas foi colocado. As tesouras de madeira da estrutura do telhado ficaram aparentes e este recurso, trouxe a sensação de maior amplitude aos espaços.