pronto3
saldanha14
saldanha21
pronto7
pronto6
pronta2
saldanha07
saldanha36
saldanha41
saldanha38

RESIDÊNCIA SALDANHA DA GAMA

 

Construída em 1954 com estrutura de concreto independente e sólida, a casa apresentava algumas questões de adequação a situação atual (há quase 60 anos desde a construção inicial). Seriam necessárias obras de infra-estrutura (elétrica e hidráulica) bem como alterações na distribuição de ambientes. 

 

A principal alteração viria da necessidade de transformar o quintal dos fundos em uma área de lazer e jardim. Para isso, foi necessário retirar toda a edícula e a garagem coberta que estava lá construída. Afinal, era por causa desta garagem que o quintal fora quase totalmente lajotado, transformando-se em um pátio de manobras. Na verdade, originalmente, o quintal como um todo parecia mais direcionado às funções de serviço: lavanderia, garagem...O desejo era transformá-lo em uma área para desfrutar horas de lazer em família e amigos. O piso superior também precisava de alterações: havia apenas uma enorme sala de banho e nenhuma suíte. Sendo assim, o projeto foi direcionado a implantar ao menos duas suítes para a casa, ampliando o número total de banheiros.

 

Algumas características interessantes da construção original foram preservadas e restauradas: o piso de dois tons de madeira na sala, o mármore da escada interna, alguns caixilhos e a fachada principal. Juntos, garantiram a preservação do charme de época ao conjunto.