top of page

Por que contratar um arquiteto?


O arquiteto é um profissional com formação única ligada tanto às artes, à cultura e ao exercício criativo, assim como, à técnica construtiva e o conhecimento das características físicas dos materiais.

Na formação de um arquiteto podemos incluir: história da arte, exercícios de criatividade, semiótica, história da técnica, urbanismo, cálculo estrutural, instalações hidráulicas, instalações elétricas e até mesmo astronomia entre tantos outros conhecimentos.

Este profissional abraça além das questões técnicas, soluções estéticas e de conforto que, são primordiais à ocupação do homem no espaço construid​o.

Este vai trabalhar de forma a apresentar soluções que vão de encontro às suas necessidades. Os desenhos iniciais do projeto de arquitetura são usualmente didáticos e ilustrativos, isto facilita muito a comunicação e o entendimento das idéias propostas para o espaço antes mesmo que sejam executadas.

No caso de projetos comerciais, o arquiteto também vai trabalhar desde o início, em encontro aos conceitos de uma marca e atribuir identidade visual ao espaço de uma loja, banco, fábrica, restaurante ou escritório.

A obra elaborada cuidadosamente a partir de um projeto arquitetônico, seja uma reforma ou uma construção, é um investimento com retorno garantido, já que este profissional apresenta soluções que valorizam o imóvel como um todo.

O projeto arquitetônico é um planejamento, através de desenhos, de uma obra. Através deste planejamento, além de elaborar soluções estéticas e funcionais, é possível adequa-las ao orçamento disponivel para a obra. Para isso, é fundamental que o cliente exponha ao profissional o montante que deseja investir na construção. Visto que o projeto arquitetônico é um planejamento, neste sentido, também é viavel organizar a realização da obra em etapas, quando for necessário.

Além de coordenar todos os projetos envolvidos na construção, o arquiteto também é o profissional mais adequado para acompanhar e fiscalizar a sua obra. Isto é, a presença do autor do projeto na obra, garante que o resultado será o mais fiel possível àquele apresentado nos vários desenhos e reuniões de aprovação com o cliente.

Investir num projeto arquitetônico também ajuda a evitar desperdícios, visto que, normalmente, obras que não foram inicialmente planejadas, terão que ser refeitas, porque acabam resultando em algo que não corresponde ao ideal para o uso no dia-a-dia ou mesmo àquilo que era sonhado antes da conclusão da obra.

Sendo assim, ao pensar num arquiteto, imagine um profissional apaixonado pelo que faz, que admira a construção como se fosse uma obra de arte e, que se realiza, em ver aqueles que vão usufruir o espaço realmente satisfeitos e inspirados pelo espaço que os envolve. Se você busca qualidade no espaço construído, certamente, ele será seu melhor aliado nesta empreitada.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page