top of page

Dicas básicas de insolação na escolha de um imóvel


“Oriente-se rapaz, pela constelação do cruzeiro do sul.... (Gilberto Gil)

Quando for comprar um imóvel fique atento a orientação solar. Para os mais céticos, este post não se trata de misticismo, Feng Shui ou qualquer coisa do tipo. A orientação solar é uma informação funcional e extremamente importante que vai garantir o conforto daqueles que vão viver neste imóvel.

Os quartos são ambientes onde ficamos por muitas horas, considerando o horário de repouso noturno. Sendo assim, é de fundamental importância que recebam a luz do sol durante o dia a fim de garantir a saúde de quem habita este espaço. Por isso, fique atento, as janelas dos quartos sempre devem estar voltadas a direção norte, leste ou oeste e banhadas de luz do sol (preferencialmente, em algum horário, sem sombras de construções vizinhas).

Ambientes voltados para a face sul não recebem a luz do sol e também recebem os ventos. A face sul é mais fria. Sendo assim, não é recomendado dormir em quartos voltados a ela. Por outro lado, em alguns casos, a orientação sul pode ser interessante para criar grandes aberturas visuais em locais que tenham uma linda paisagem, sem causar calor no espaço interno ou reflexos nas telas de vídeo ou monitor. Por isso, a face sul pode ser interessante em escritórios, salas de estar ou estúdios.

Vale lembrar que, no caso de prédios de apartamento com quatro unidades por andar em que as unidades tem planta idêntica, sempre haverá uma coluna de apartamentos prejudicados pela péssima orientação solar. Fique atento especialmente quanto a orientação solar dos quartos conforme explicado acima. Infelizmente, atualmente, nem todas as construtoras tem esta responsabilidade básica quanto a orientação solar e os corretores somente pensam em vender. Eu mesma já presenciei um corretor argumentar a minha cliente que : “Neste empreendimento não tem sombra....”

A bússola é a sua melhor companheira quando estiver visitando um imóvel à venda. Antigamente, era mais difícil encontrar alguém que andasse com ela mas, hoje muitos celulares já disponibilizam este acessório. Aproveite a dica e não deixe de usar!!!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page