top of page

Qual a melhor época do ano para construir ou reformar ?


Há poucos dias, um cliente me fez esta pergunta. Ele se referia a questão financeira: quando eu vou encontrar as melhores ofertas nos materiais de construção?

O final do ano, desde outubro a dezembro, é uma época em que tanto a mão de obra como os materiais estão em alta. Isto acontece porque existem muitas pessoas que querem reformar a casa ou concluir uma obra para as festas de fim de ano. O mercado fica em eferevescência. É difícil encontrar bons profissionais como pintores, pedreiros e marceneiros disponíveis. Normalmente, os bons profissionais estão com muitos serviços e as lojas vendendo muito material de construção. Neste caso, vale a lei da oferta e da procura, se aumenta a demanda, aumentam os valores.


No início do ano, antes do carnaval, o mercado costuma estagnar um pouco e, se você se preparou financeiramente, este é o melhor momento para comprar materiais ou contratar um serviço. Existem empresas fornecedoras que, nesta época, sempre fazem promoções: empresas de aquecimento solar, empresas de piscinas, empresas de paisagismo, etc... Além disso, as oficinas de marcenaria ficam mais calmas após a loucura do fim de ano.


Então, concluindo, se você pretende contratar mão de obra, serviços ou comprar materiais o início do ano sempre será a melhor pedida: vai conseguir um melhor preço e também um melhor atendimento.


No entanto, se pretende erguer uma construção desde o início ou refazer seu telhado, deve ficar atento em planejar para que o início do trabalho seja em períodos secos, isto é, sem chuvas. Aqui em São Paulo, costumam ser mais adequados, os mêses de abril até outubro. Evite períodos de chuva quando sua obra vai estar sem cobertura para a execução dos trabalhos ou mesmo quando vai fazer serviços que são exclusivamente na área externa.


Vale lembrar que, o arquiteto deve ser contactado, preferencialmente, ao menos, três mêses antes do início da obra a fim de planejar e criar todo o projeto com bastante cuidado e atenção. Evitando transtornos, dúvidas e incertezas no momento da obra.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page