Por que contratar um arquiteto?


O arquiteto é um profissional com formação única ligada tanto às artes, à cultura e ao exercício criativo, assim como, à técnica construtiva e o conhecimento das características físicas dos materiais.

Na formação de um arquiteto podemos incluir: história da arte, exercícios de criatividade, semiótica, história da técnica, urbanismo, cálculo estrutural, instalações hidráulicas, instalações elétricas e até mesmo astronomia entre tantos outros conhecimentos.

Este profissional abraça além das questões técnicas, soluções estéticas e de conforto que, são primordiais à ocupação do homem no espaço construid​o.

Este vai trabalhar de forma a apresentar soluções que vão de encontro às suas necessidades. Os desenhos iniciais do projeto de arquitetura são usualmente didáticos e ilustrativos, isto facilita muito a comunicação e o entendimento das idéias propostas para o espaço antes mesmo que sejam executadas.

No caso de projetos comerciais, o arquiteto também vai trabalhar desde o início, em encontro aos conceitos de uma marca e atribuir identidade visual ao espaço de uma loja, banco, fábrica, restaurante ou escritório.

A obra elaborada cuidadosamente a partir de um projeto arquitetônico, seja uma reforma ou uma construção, é um investimento com retorno garantido, já que este profissional apresenta soluções que valorizam o imóvel como um todo.

O projeto arquitetônico é um planejamento, através de desenhos, de uma obra. Através deste planejamento, além de elaborar soluções estéticas e funcionais, é possível adequa-las ao orçamento disponivel para a obra. Para isso, é fundamental que o cliente exponha ao profissional o montante que deseja investir na construção. Visto que o projeto arquitetônico é um planejamento, neste sentido, também é viavel organizar a realização da obra em etapas, quando for necessário.

Além de coordenar todos os projetos envolvidos na construção, o arquiteto também é o profissional mais adequado para acompanhar e fiscalizar a sua obra. Isto é, a presença do autor do projeto na obra, garante que o resultado será o mais fiel possível àquele apresentado nos vários desenhos e reuniões de aprovação com o cliente.

Investir num projeto arquitetônico também ajuda a evitar desperdícios, visto que, normalmente, obras que não foram inicialmente planejadas, terão que ser refeitas, porque acabam resultando em algo que não corresponde ao ideal para o uso no dia-a-dia ou mesmo àquilo que era sonhado antes da conclusão da obra.

Sendo assim, ao pensar num arquiteto, imagine um profissional apaixonado pelo que faz, que admira a construção como se fosse uma obra de arte e, que se realiza, em ver aqueles que vão usufruir o espaço realmente satisfeitos e inspirados pelo espaço que os envolve. Se você busca qualidade no espaço construído, certamente, ele será seu melhor aliado nesta empreitada.

#teste #postagem #blog #carmem #arquitetura #arquiteturaeconstrução #carmemavila

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags