Adegas climatizadas: como escolher?


Arqta. Carmem Avila no show room da Art des Caves

Quando for escolher uma adega, uma das primeiras considerações, vai ser a capacidade.


Para residências, é melhor pensar em adegas de capacidade mínima de 14 a 20 garrafas e o limite máximo não existe. Afinal, quem vai estabelecer este critério é você. Se você é um apreciador inicial, pode imaginar uma adega de menor capacidade . Mas, se você costuma fazer muitos jantares, receber muitos amigos ou bebe uma taça todos os dias, ou ainda, pretende ter na sua casa rótulos especiais para consumir a longo prazo, talvez deva considerar ter uma adega de maior capacidade. Inclusive, deve questionar se construir uma adega sob medida não seria uma excelente resposta para seus anseios que, ao mesmo tempo, colabora muito na decoração de sua casa. Afinal, as adegas sempre trazem requinte, estilo e sofisticação para os espaços.


Primeiramente, vamos falar sobre adegas prontas que encontramos no mercado e possibilitam estoque desde 14 até 230 garrafas. Procure preferencialmente por adegas feitas por empresas especializadas porque costumam ter um motor que trabalha com menor vibração e portas com proteção anti UV. Dentro das opções de acabamento, é possível encontrar diversidade: pretas básicas, em inox, coloridas em tons de vermelho, azul, amarelo, visual retrô ou até mesmo revestidas em madeira.


Quando um cliente quer uma adega pronta, minha primeira pergunta é: neste espaço, podemos imaginar uma adega vertical, de maior capacidade, ou queremos uma bancada horizontal com adegas abaixo?


Se pretendemos ter uma bancada que vai servir de apoio a uma mesa de jantar, talvez a opção por uma a três adegas de 40 garrafas abaixo da bancada seja a melhor pedida, desta forma, totalizando de 40 a 120 rótulos. As adegas de 40 garrafas costumam ter a altura ideal para serem instaladas abaixo de uma bancada.


Mas, se temos um salão de jogos, em que queremos uma maior quantia de rótulos e impacto visual, podemos criar uma sequência de adegas altas, associadas a uma marcenaria também vertical. O impacto visual será incrível! Numa parede de 3,70m podemos obter a capacidade de 450 rótulos com o uso de adegas altas.


Vale lembrar que também temos a opção de adegas climatizadas sob medida. Neste caso, podemos trazer um forte apelo visual ao ambiente e, para ficarmos totalmente satisfeitos com o resultado, é fundamental contratar empresas especializadas no assunto. Estas empresas, buscam soluções tanto para a aparelhagem técnica como para a marcenaria, portas, vidros e isolamento térmico de todo o conjunto. Entregam a adega completa e se responsabilizam por todo o processo. É desta forma que conseguem se responsabilizar pelo resultado e garantir a satisfação de seus clientes.


A opção de adegas climatizadas sob medida, não são somente para hotéis, restaurantes ou outros ambientes comerciais. Há muitas pessoas que optam pelas mesmas nas suas residências.


Há aqueles que não tem tanto espaço, ou que querem dar aproveitamento para uma pequena área abaixo de uma escada e conseguem soluções incríveis e de excelente apelo visual para uma área que antes não tinha nem uso. Da mesma forma, existem aqueles que tem espaços amplos e querem criar um ambiente extremamente requintado com a presença de uma adega climatizada. Neste caso, vale ressaltar que num espaço de até 9m2, é possível criar uma adega com capacidade para 1000 rótulos.


No caso de adegas sob medida, há uma preferência por acabamentos madeirados bastante tradicionais. No entanto, o conceito do espaço da adega pode ganhar jovialidade e descontração através de soluções em diferentes formas e acabamentos. O conceito de sua adega deve estar alinhado com seu estilo. Se você é uma pessoa despojada, descontraída e inovadora, não precisa de uma adega tradicional. Recentemente, soube de um casal que instalou uma adega muito bonita e tradicional em sua sala mas, depois de alguns mêses, cobriram a mesma com cortinas porque se sentiam mal com o aspecto austero e pomposo que nada combinava com eles. Empresas especializadas em adegas, junto com seu arquiteto, podem auxilia-lo na busca da adega com o conceito mais adequado ao seu perfil!!


#arquitetura #arquiteturaeconstrução #carmemavila

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.