top of page

Como calcular o custo de um projeto de arquitetura

O cálculo para orçamentos de serviços de projeto representa um desafio. Afinal, antes do início do projeto, muitas vezes, não conseguimos avaliar todas as dificuldades que possam vir a existir durante o processo da elaboração e produção da idéia e seus desenhos. No entanto, é necessário que o arquiteto apresente um valor que não venha a lhe trazer prejuízos e, ao mesmo tempo, possibilite que o cliente assine o contrato.


Quando falamos de construções que serão feitas a partir de um terreno vazio, é prática comum no mercado, apresentar o valor por m2. Neste formato, temos a vantagem de conseguir adaptar o orçamento caso o cliente aumente a área que inicialmente havia solicitado. É bastante usual o cliente errar na metragem de construção pretendida. Já vi casos em que clientes solicitavam por uma casa de 550m2 e, a mesma, acabou por ser concluída com 930m2 e isto implica num volume maior de desenhos e detalhes. O valor por m2 para projetos de construção variam entre R$75,00 (áreas entre 100 e 200m2) e R$65,00 (para áreas maiores que 500m2) quanto maior a área total do projeto, menor será o custo por m2.


No entanto, quando falamos de reformas ou projetos de interiores, a aplicação de custo por m2 não tem tanta relevância porque a metragem é claramente definida desde o início dos serviços. Neste caso, o ideal seria pensar mais sobre a porcentagem com relação ao custo final da obra que é um método apontado pelas entidades de classe como IAB. Para tanto, o profissional já deve ter conhecimento e experiência para supor o valor da obra através da visita ao local e o diálogo sobre as expectativas do cliente. Projetos de grande escala (empreendimentos, indústrias, etc...) tem uma porcentagem de 2,5% a 4% do valor total da obra para o orçamento do arquiteto. Já, projetos de pequena e média escala tem uma porcentagem de 7% a 12%. Nada mais justo, considerando que, para garantir a eficiência de alguns espaços pequenos, os arquitetos precisam desenhar, às vezes, muitos detalhes.

Projeto de retrofit Brotero: Arqta. Carmem Avila

Projeto de retrofit Brotero: Arqta. Carmem Avila


Além destes dois métodos, é fundamental que o escritório busque sempre um registro de custos internos para os projetos que já estão em andamento. Estes custos devem contemplar a hora de trabalho técnico dos arquitetos, estagiários e também os custos como aluguel , equipamentos e outros. A análise de orçamentos previamente realizados e o constante registro de custos para a elaboração de projetos vai auxiliar o arquiteto a aprimorar a elaboração de seus orçamentos, bem como o controle administrativo geral.


Este último método é interessante porque leva em consideração os métodos de trabalho de cada escritório. Existem escritórios que elaboram maior número de detalhes e desenhos, enquanto outros podem apresentar projetos de forma mais simplificada. O correto é entender o próprio escritório: qual o perfil de seu cliente e a complexidade do trabalho que é desenvolvido.


Além destes métodos, os orçamentos de arquitetura também podem apresentar valores, à parte, para realizar visitas técnicas à obra. Estas visitas podem ser cobradas num valor mensal, para uma frequência pré estipulada de uma a três vezes por semana, ou, podem ser cobradas individualmente por valor unitário.


Na verdade, o ideal para elaborar o orçamento é fazer uma combinação entre os diferentes métodos acima. Aliado a isto, devemos considerar também os valores praticados no mercado. Não existe uma fórmula precisa mas, considerando os diferentes métodos acima, podemos chegar perto do ideal.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page