top of page

Realizando sua reforma em etapas


Realizar uma obra é um investimento muito alto e, em alguns casos, faz-se necessária a realização da mesma em etapas a fim de possibilitar um investimento também gradual.

Se você pensa em realizar uma reforma, o primeiro passo é contratar um arquiteto. Sugiro que o deixe desenvolver o projeto da área construída como um todo. Isto é, se pretende reformar todo o seu apartamento (mesmo que a médio ou longo prazo) deixe o arquiteto elaborar o projeto para o apartamento todo. Não contrate o arquiteto para elaborar somente o projeto da cozinha porque o arquiteto trabalha com o planejamento da obra como um todo, mesmo que ela ocorra em etapas ou a longo prazo.

O projeto de arquitetura concluído servirá para um cálculo de previsão de custos. Para este cálculo, o arquiteto ou um empreiteiro poderão auxilia-lo. Você poderá contar com a experiência do profissional para um cálculo estimativo da construção. No entanto, se quiser cálculos detalhados que envolvam planilhas e orçamentos com serviços terceirizados, certamente isto implicará em custos adicionais no serviço deste profissional.

Após a conclusão de um pré-orçamento da obra, você poderá optar junto com seu arquiteto pela realização em etapas, caso implique num investimento maior do que o pretendido para a ocasião, ou simplesmente porque o prazo para a conclusão da obra não corresponde a sua necessidade de prazos. A construção em etapas é bastante comum especialmente em estabelecimentos como restaurantes ou escolas que não podem fechar por longos períodos para a execução de uma obra. No caso de uma residência a obra em etapas também é possível.

O arquiteto poderá sinalizar a você por onde iniciar os trabalhos de forma racional para evitar transtornos futuros. Sendo assim, você poderá realizar a primeira etapa já considerando algumas necessidades para as etapas seguintes. Exemplificando: paredes que devem manter ou demolir entre ambientes ou mesmo tubulações que devem ser instaladas a fim de evitar quebradeiras no futuro na área que já está sendo reformada primeiramente.

Gosto sempre de lembrar meus clientes que a marcenaria normalmente implica num investimento muito alto nas obras. Algumas vezes, pode mesmo dobrar o custo da reforma de um apartamento. No entanto, a marcenaria é um serviço que não incomoda porque , em grande parte, é feito na oficina de marcenaria. A instalação da marcenaria incomoda muito menos do que os serviços de pedreiro, pintor ou azulejista em sua casa ou escritório habitado. Sendo assim, sempre aconselho que, se tiver que fazer a obra em etapas, considere a possibilidade de fazer toda a obra civil que, implica em muita sujeira e bagunça, e deixe a marcenaria para fazer aos poucos, ainda utilizando o projeto original de arquitetura.

O projeto de arquitetura deve ser encarado como um planejamento de sua obra. Se você o tiver em mãos, poderá fazer em etapas e, ainda assim, terá uma obra construída com uma composição harmônica de formas, luz, cores e texturas.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page